autenticação

ENTRAR

o mecanismo de autenticação federativa garante que as credenciais nunca são disponibilizadas a entidades externas. (integrado com o utilizador universal UA)
(mais informação)
Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino

A partir de meados da década de noventa, a UA colocou as questões da qualidade como uma prioridade institucional, dando passos no sentido da promoção de uma cultura da qualidade na Universidade.

O Sistema de Garantia da Qualidade do Processo de Ensino Aprendizagem na UA (SGQ_ensino) é a parte do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) que porventura cobre uma das mais complexas atividades das universidades - o processo de ensino-aprendizagem.

O impulso inicial no desenvolvimento do SGQ_ensino surge na sequência de profundas alterações no sistema de ensino superior em Portugal (a implementação do Processo de Bolonha, a aprovação do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior e a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), e dos resultados do último processo de avaliação externa, pela European University Association, a que a UA se submeteu em 2007, que apontaram para a necessidade de reforçar os mecanismos de garantia da qualidade.

Desde então, a UA tem vindo a consolidar o seu SIGQ, desenvolvendo os mecanismos que garantam a melhoria contínua dos processos internos de funcionamento da instituição, com resultados efetivos na melhoria da qualidade do ensino.

Desta forma, o SGQ_ensino reproduz os mecanismos para monitorização do funcionamento da função de ensino-aprendizagem, abrangendo todos os níveis de formação (desde os CTESP até ao 3ºciclo), partindo da base da estrutura – a unidade curricular, passando pelo curso e unidade orgânica, até ao nível da instituição como um todo.
notícias
Antena 1Quase 45 mil candidatos ficaram colocados este ano na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, é o valor mais elevado dos últimos 7 anos. Os dados mostram um aumento no número de alunos que escolhem o politécnico e um top 3 dominado pelas engenharias. Este é um dos assuntos que estará em destaque na próxima emissão do Click, o programa radiofónico da UA transmitido aos sábados depois das notícias das 15h00 na Antena 1.
Valorização do património, lazer e gastronomia são alguns dos temas a abordar nas oficinas da IERAA Escola de Outono do projeto Susplace - Sustainable Place-shaping, com mais de 30 participantes provenientes de mais de 10 países diferentes, terá lugar na Universidade de Aveiro, no edifício central da Reitoria, entre 2 e 6 de outubro de 2017.