autenticação

ENTRAR

o mecanismo de autenticação federativa garante que as credenciais nunca são disponibilizadas a entidades externas. (integrado com o utilizador universal UA)
(mais informação)
Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino

A partir de meados da década de noventa, a UA colocou as questões da qualidade como uma prioridade institucional, dando passos no sentido da promoção de uma cultura da qualidade na Universidade.

O Sistema de Garantia da Qualidade do Processo de Ensino Aprendizagem na UA (SGQ_ensino) é a parte do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) que porventura cobre uma das mais complexas atividades das universidades - o processo de ensino-aprendizagem.

O impulso inicial no desenvolvimento do SGQ_ensino surge na sequência de profundas alterações no sistema de ensino superior em Portugal (a implementação do Processo de Bolonha, a aprovação do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior e a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), e dos resultados do último processo de avaliação externa, pela European University Association, a que a UA se submeteu em 2007, que apontaram para a necessidade de reforçar os mecanismos de garantia da qualidade.

Desde então, a UA tem vindo a consolidar o seu SIGQ, desenvolvendo os mecanismos que garantam a melhoria contínua dos processos internos de funcionamento da instituição, com resultados efetivos na melhoria da qualidade do ensino.

Desta forma, o SGQ_ensino reproduz os mecanismos para monitorização do funcionamento da função de ensino-aprendizagem, abrangendo todos os níveis de formação (desde os CTESP até ao 3ºciclo), partindo da base da estrutura – a unidade curricular, passando pelo curso e unidade orgânica, até ao nível da instituição como um todo.
notícias
Propostas para o Orçamanto Participativo da AAUAv foram apresentadas a 23 de maioUm número “revelador da evolução do mecanismo que estabelecemos no ano anterior, demonstrando a pluralidade de ideias que existem na Academia Aveirense e das necessidades identificadas”. Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), comentava assim o número de propostas apresentadas ao Orçamento Participativo da AAUAv.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação de mestre no âmbito do projeto PDR2020 Ação 1.1. Grupos Operacionais, Parceria nº 146 / Iniciativa nº 341, SambucusValor: Valorização integrada do sabugueiro em função dos padrões de consumo saudável: da planta à criação de novos produtos alimentares de valor acrescentado (PDR2020-101-031117) / Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI - FEADER), no âmbito do Portugal 2020.