autenticação

ENTRAR

o mecanismo de autenticação federativa garante que as credenciais nunca são disponibilizadas a entidades externas. (integrado com o utilizador universal UA)
(mais informação)
Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino

A partir de meados da década de noventa, a UA colocou as questões da qualidade como uma prioridade institucional, dando passos no sentido da promoção de uma cultura da qualidade na Universidade.

O Sistema de Garantia da Qualidade do Processo de Ensino Aprendizagem na UA (SGQ_ensino) é a parte do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) que porventura cobre uma das mais complexas atividades das universidades - o processo de ensino-aprendizagem.

O impulso inicial no desenvolvimento do SGQ_ensino surge na sequência de profundas alterações no sistema de ensino superior em Portugal (a implementação do Processo de Bolonha, a aprovação do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior e a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), e dos resultados do último processo de avaliação externa, pela European University Association, a que a UA se submeteu em 2007, que apontaram para a necessidade de reforçar os mecanismos de garantia da qualidade.

Desde então, a UA tem vindo a consolidar o seu SIGQ, desenvolvendo os mecanismos que garantam a melhoria contínua dos processos internos de funcionamento da instituição, com resultados efetivos na melhoria da qualidade do ensino.

Desta forma, o SGQ_ensino reproduz os mecanismos para monitorização do funcionamento da função de ensino-aprendizagem, abrangendo todos os níveis de formação (desde os CTESP até ao 3ºciclo), partindo da base da estrutura – a unidade curricular, passando pelo curso e unidade orgânica, até ao nível da instituição como um todo.
notícias
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação (Mestre) no âmbito do Projeto MAIS Tec - Consórcio para a Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, NORTE-02-0246-FEDER-000033, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020-Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com a referência B4, nas seguintes condições:
Eduardo Souto MouraO arquiteto Eduardo Souto de Moura é o vencedor do Prémio Arnold W. Brunner de 2019, da Academia Americana de Artes e Letras, pela sua “contribuição significativa para a arquitetura”. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (UA), Eduardo Souto Moura é o autor do Departamento de Geociências.